Programação
Maio
11 de maio
Recital de voz e piano com Eliane Coelho e Gustavo Carvalho
23 e 24 de maio
Auto da Compadecida, a Ópera
Setembro
01, 03 e 05 de setembro
Ópera “O Menino Maluquinho”
22, 24 e 26 de setembro
Ópera "Lucia Di Lammermoor"
Dezembro
Encerramento do XXII Festival de Ópera do Theatro da Paz
Nunca foi tão urgente direcionarmos nossos olhares para a Amazônia, que é nossa casa, nosso refúgio no mundo, rica e ao mesmo tempo finita diante do uso desenfreado de seus recursos. Abundante nas águas e no verde, mas também na cultura e na arte, tão próprias da nossa região. É preciso, portanto, que novas formas de nos relacionarmos com ela comecem de dentro para fora. Daqui, como amazônidas, temos a responsabilidade de mostrar ao mundo como respeitar nosso lar. Em outras palavras, precisamos nos fazer ouvir.
A 22ª edição do Festival de Ópera do Theatro da Paz traz como tema “Vozes ecoando Amazônia”, permitindo que, a partir da música, nossas palavras cheguem a todos os lugares possíveis. Nosso festival, que desde a edição anterior assumiu o caráter de um ecofestival, cresce cada vez mais com o objetivo de preparar toda a cadeia produtiva da ópera para receber o maior evento climático do mundo - a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) - que acontecerá em 2025, e tem Belém como cidade candidata a sede.
Enquanto esse momento não chega, que sigamos prestigiando nossos artistas da ópera e nos encantando com as histórias contadas no palco do nosso majestoso teatro. Uma excelente temporada ao Festival de Ópera do Theatro da Paz!
Helder Barbalho, Governador do Pará.