Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz - OSTP
A Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP), que no ano de 2016 completou 20 anos, foi criada pela Secretaria Executiva de Cultura (Secult). Os maestros Andi Pereira, Barry Ford, Mateus Araujo e Enaldo Oliveira já foram titulares da orquestra, que desde janeiro de 2011 é conduzida pelo maestro Miguel Campos Neto. Esteve à frente da OSTP, como convidado, o maestro Patrick Shelley, Roberto Duarte, João Carlos Martins, Luís Fernando Malheiro, Silvio Viegas, Abel Rocha, Flávio Florence, Carlos Moreno, Gian Luigi Zampieri, Jamil Maluf, Alessandro Sangiorgi, Laércio Diniz, Marcelo de Jesus, Edilson Ventureli e Linus Lerner, entre outros. Como solistas, atuaram artistas de renome internacional como Arnaldo Cohen, Arthur Moreira Lima, Miguel Proença, Antonio Del Claro, Emmanuele Baldini, Eliane Coelho, Rosana Lamosa, Ryu Goto, Ji Young Lim, Luís Rossi, Robert Bonfiglio dentre outros, bem como os paraenses também conhecidos internacionalmente, Adriane Queiroz, Carmen Monarcha e Atalla Ayan, e muitos outros grandes nomes da música paraense de várias gerações.
Gravou dois CDs ao vivo: em 1999 o CD “Arthur Moreira Lima interpreta Waldemar Henrique”, e em 2012 o CD “Centenário Wilson Fonseca”, além de dois DVDs ao vivo, um em 2008, e o mais recente com a cantora Carmen Monarcha, em 2015.
A OSTP realiza temporada de concertos mensais no Theatro da Paz, mantém um programa de concertos didáticos, um projeto de interiorização, concertos ao ar livre, uma série de câmara, além de atuar no Festival de Ópera do Theatro da Paz.
No ano de 2012, a OSTP se destacou na imprensa nacional, recebendo elogios da crítica especializada, pela execução da ópera Salomé, de R. Strauss. Desde então, a crítica brasileira vem reconhecendo a trajetória ascendente da orquestra, com elogios por sua atuação nas óperas Il Trovatore e Otello, de Verdi, e Don Giovanni, de Mozart, regidas por Silvio Viegas, e Navio Fantasma, de Wagner; Mefistofele, de Boito e Os Pescadores de Pérolas, de Bizet, Turandot, de Puccini, e A Voz Humana, de Poulenc, sob a direção do seu Maestro Titular, Miguel Campos Neto. Em 2016 a OSTP se apresentou no Teatro Amazonas, de Manaus, com grande sucesso de público, dentro da programação do Festival Música na Estrada.
Em 2017 e 2018, a OSTP foi escolhida na seleção de Melhores do Ano, do site movimento.com, como a melhor orquestra da Temporada Nacional de Ópera.
Miguel Campos Neto
Regente Titular e Diretor Artístico OSTP
Entre os compromissos mais importantes do início do ano de 2019 para Miguel Campos Neto, pode-se destacar o retorno ao Curso Internacional de Verão de Brasília como professor de regência e maestro da orquestra sinfônica de encerramento, a estreia como regente convidado de uma nova orquestra europeia, a Orquestra Sinfônica de Avignon (França), e o retorno à Universidade La Sierra, na Califórnia, como professor visitante de prática de orquestra.
Com diploma em regência pela Mannes College of Music de Nova York, Campos Neto iniciou a sua nona temporada como regente titular da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, cargo que também exerce com a Orquestra Sinfônica Altino Pimenta (UFPA) e a Orquestra Sinfônica Wilson Fonseca (Santarém). Serviu também por 12 anos como regente titular da orquestra Jovem Vale Música e continua sua relação com esta orquestra como maestro convidado. Com atuações nos dois festivais de ópera mais importantes do Brasil (Manaus e Belém), ele já acumula um notável repertório operístico, e contabiliza 6 lançamentos em DVD de óperas totalmente encenadas.
Orquestra Sinfônica
Regente: Miguel Campos Neto
Regente Assistente: Matheus Avlis
Primeiros Violinos:
Justo Gutierrez (Spalla)
Fábio Santos
Eryck Giacon
Júlio Carlos
Luiza Aires
Susan Hagar
Roberta França
Igor Amaro
Luís Oliveira
Ricky Sandres
Segundos Violinos:
Hélio Savaney
Allan Peter Gomes
Arielson Soares
Aparecida Luanda
Joyce Batista
Pedro Henrique
Feliphe Bruno
Helena Medeiros
Bruno Smetak
Rebeca Bertazo
Violas:
Haroldo Fonseca
Gabriel Gonçalves
Nicoli Martins
Thiago da Silva
Rosildo Monteiro
Jennifer Oliveira
Alexsandro Castro
Gabriel Silva
Violoncelos:
Luiz Sena
Haziel Cândido
Laís Tavares
Tiago Imbiriba
Luiz Gustavo Saraiva
Gabriella Fuglsig
Cinthía Matias
Abraão Sales
Contrabaixos:
Cláudia Amaral
Fernanda Pavanelli
Márcio Bolzan
Paulo André Nascimento
Ana Cláudia Machicado
Flatuas:
Clara Letícia
Fabrício Aleixo
Victor Slayer
Oboés:
Joás Saraiva
João Carlos Gomes
Pedro Henrique Vieira
Clarinetes:
Lucas Ferreira
João Palheta
Joabe Oliveira
Fagotes:
Adriano Leal
Samuel Rosa
Sérgio Galisa
Trompas:
Éder Tavares
Fabrício Santos
Hélden Sávio
Jaqueline Louzada
Leonete Navegantes
Trompetes:
Roger Brito
Ricardo Sigari
Flávio Teixeira
Trombones:
Benedito Júnior
Kelson Pinheiro
Manassés Malcher
Percussão:
Wendel Brandão
Ruth Saldanha
Magno Morais
Piano:
Ana Maria Adade
Produtor Cultural:
Assistente de produção
Moisés Silvestre
Arquivista:
Monicky Romanholi
Inspetor:
João Ribeiro
Montadores:
Davi Pimentel
Heberson Alcântara
Antônio Carlos
Conheça o canal do Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz no Youtube!
Visite o Theatro
Faça um tour virtual e conheça a estrutura do Theatro da Paz
Acompanhe nossas redes sociais


Bilheteria
Informações: (91) 4009-8750
Rua da Paz S/N - Centro - Belém-PA - Amazônia - Brasil
CEP: 66.017-210
[email protected]

